Alimentação e varizes 

Alimentação e varizes

As varizes são veias dilatadas, que muitas vezes causam dores, inchaços na perna e insegurança por deixar as pernas marcadas com a dilatação das veias. Podem aparecer em qualquer idade e são mais comuns entre as mulheres. Gestantes, pessoas que passam muito tempo sentadas e que têm histórico de varizes na família apresentam mais chances de desenvolver varizes.

Você sabia que a alimentação pode ajudar a evitar o surgimento de varizes?

Uma dieta balanceada previne a obesidade, fornece nutrientes que auxiliam na circulação sanguínea e como consequência previne o surgimento de varizes. A seguir, listamos alguns nutrientes essenciais para a saúde vascular, e onde eles podem ser encontrados.

Vitamina C
Ajuda a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, e está presente em alimentos como laranja, limão, morango, kiwi e brócolis.

Gordura insaturada
Beneficia as artérias, e pode ser encontrada nas oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, e no azeite de oliva.

Ômega 3
Diminui os níveis do chamado “colesterol ruim”, o LDL, e previne inflamações nos vasos sanguíneos. Pode ser encontrado em peixes como salmão, atum e sardinha, além de nozes, castanhas, sementes de chia e linhaça.

Licopeno
Auxilia na prevenção de doenças vasculares e é um potente antioxidante. O Licopeno está presente no tomate. 

Fibras alimentares
Auxiliam na diminuição dos níveis de LDL no sangue e, consequentemente, contribui na prevenção de doenças vasculares. Podem ser encontradas em cereais, grãos, frutas e verduras.

Amido resistente
Auxilia na redução do LDL e, consequentemente, contribui na prevenção de doenças vasculares. Está presente na batata doce.

Alicina
Reduz a coagulação do sangue e os processos inflamatórios, além de prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos. A Alicina é um poderoso componente do alho.

Potássio
Esse mineral ajuda a regular a pressão arterial e os batimentos cardíacos, além de eliminar o excesso de sódio das células. Banana, mandioquinha, milho, romã e manga palmer são excelentes fontes de potássio.

Mantenha sua saúde em dia e, inclua estes alimentos o quanto antes na sua alimentação!

 

 

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