Esportes e varizes

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As varizes podem surgir em pessoas de qualquer idade, causando desconforto físico e estético. A boa notícia é que, além dos tratamentos avançados, a prática de esportes também pode ajudar a aliviar o problema. As atividades físicas fazem com que o sangue volte ao coração com mais eficiência, evitando que novas varizes apareçam.

Muitos exercícios trazem benefícios para o corpo, mas alguns deles são ainda mais indicados para quem tem varizes. Veja a seguir algumas opções interessantes:

Caminhada
Se você ainda não tem o hábito de praticar atividades físicas regularmente, pode começar pelas caminhadas. Esse é um exercício de baixo impacto, que melhora não apenas a circulação sanguínea, mas também a elasticidade das artérias, reduzindo sintomas como queimação e inchaço.

Corrida
Apesar de ser um esporte de impacto, a corrida também tem muitas vantagens. Ela fortalece as panturrilhas, que são consideradas o “coração das pernas”, e ajuda os praticantes a perder peso. Lembre-se de usar um tênis adequado para absorver o impacto e evitar danos às articulações e ao sistema vascular.

Pilates
Além de fortalecer a musculatura, a prática de Pilates favorece a oxigenação do sangue, reduzindo as veias dilatadas. O Pilates é uma excelente alternativa para quem não gosta ou não pode fazer musculação!

Hidroginástica
Aproveite os dias mais quentes para se exercitar dentro da água! Por não ter impacto, as atividades aquáticas auxiliam no retorno venoso sem comprometer as articulações. A pressão hidrostática ainda atua como uma vestimenta compressiva por todo o corpo, estimulando a circulação e ajudando a reduzir o edema.

Não se esqueça: outros hábitos saudáveis,  como não fumar e manter uma dieta equilibrada, também são importantes para evitar o surgimento de varizes. Se você sofre com o problema, procure um cirurgião vascular qualificado para ser orientado sobre os tratamentos mais indicados para o seu caso.

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