Mitos e verdades sobre varizes

Se você se preocupa com a saúde das duas pernas, certamente já procurou saber o que pode causar varizes. Muitas das informações que encontramos na internet, no entanto, são falsas. Por isso, é importante buscar sempre fontes confiáveis e conversar com o seu médico para receber as orientações corretas. A seguir, elencamos alguns mitos e verdades sobre varizes:

1.Vasinhos podem se transformar em varizes – MITO

Os vasinhos ocorrem nos capilares superficiais, enquanto as varizes surgem nas veias. As condições, portanto, são bastante diferentes. Uma pessoa pode apresentar ambos os problemas, ou apenas um deles.

2. Apenas pessoas idosas possuem varizes -MITO

Pessoas de qualquer idade podem ter varizes, mas elas são mais comuns a partir dos 35 anos, e acometem mais mulheres do que homens.

3.Salto alto pode causar varizes – PARCIALMENTE VERDADE

Neste caso, vale a regra de ouro da moderação. Se usado todos os dias, o salto alto pode causar um encurtamento da musculatura da panturrilha, o que favorece o surgimento de varizes. A panturrilha é conhecida como “coração das pernas”, já que possui veias que bombeiam o sangue de volta para o coração. Assim, o ideal é evitar saltos muito altos e alongar a musculatura dessa região.

4.Gravidez provoca varizes – VERDADE

O surgimento de varizes durante a gestação se deve a dois fatores. O primeiro deles é o hormonal: a progesterona aumenta a dilatação das veias, o que favorece o surgimento de varizes, especialmente em quem já tem predisposição. Outro fator é o hiperfluxo sanguíneo, que ocorre para irrigar melhor o útero e os ovários. O uso de meias de compressão de qualidade pode ajudar a minimizar o problema.

5.Anticoncepcional favorece o surgimento de varizes – VERDADE

O estrogênio contido nos anticoncepcionais orais pode favorecer a formação de varizes, além de aumentar o risco de trombose. Para quem tem tendência a desenvolver varizes ou possui histórico de doenças vasculares na família, o ideal é testar outros métodos contraceptivos. 

6.Exercícios físicos ajudam a evitar varizes – VERDADE

As atividades físicas, especialmente as aeróbicas, estimulam a circulação sanguínea, prevenindo o surgimento de varizes. Vale nadar, correr, caminhar, pedalar e até subir escadas. O importante é fugir do sedentarismo!

7.Varizes podem ser perigosas – VERDADE

Dependendo do grau, as varizes podem causar úlceras varicosas,  que são feridas nas pernas ocasionadas pela má circulação. Nos casos mais graves, o paciente pode precisar passar por cirurgia. A técnica CLaCS, desenvolvida pelo Prof. Dr. Kasuo Miyake, é capaz de tratar varizes e vasinhos e reduz em até 86% a necessidade de intervenção cirúrgica.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *