Obesidade e Varizes

A obesidade é uma doença que atinge mais de 40 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. O excesso de peso está associado a diversos problemas, como hipertensão e diabetes. Pessoas obesas também são mais propensas a desenvolver varizes, já que têm a circulação sanguínea prejudicada.

O que acontece nesses casos é que a gordura abdominal abundante pressiona as veias pelas quais o sangue retorna para o coração. Como o sangue não consegue voltar de forma adequada, parte dele fica retido nas veias da perna, provocando sua dilatação e favorecendo o surgimento de varizes e vasinhos.

As varizes são veias dilatadas e deformadas, que podem causar queimação, formigamento persistente, coceiras e inchaço nas pernas. Outra complicação que pode ser causada pela má circulação sanguínea é a trombose, que ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma em uma ou mais veias das pernas ou das coxas.

O maior perigo da trombose é quando o coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea. Se atingir o cérebro, os pulmões ou o coração ocorre o que chamamos de embolia, que pode causar graves lesões.

Como evitar ou controlar a obesidade

  • Tenha uma alimentação baseada: evite alimentos industrializados, que normalmente são ricos em sódio e açúcar, e dê preferência aos naturais, como frutas, verduras e legumes. Consuma também porções de cereais e proteínas. Faça as refeições com calma e beba bastante água ao longo do dia.
  • Pratique exercícios regularmente: a atividade física é uma das maiores aliadas da saúde e do bem-estar. Os exercícios físicos estimulam a circulação sanguínea e previnem o surgimento das varizes.
  • Durma bem: a falta de sono prejudica o metabolismo e faz com que as pessoas sintam mais fome ao longo do dia. Além disso, pessoas cansadas têm menos disposição para praticar atividades físicas. Portanto, alimente-se bem, mexa-se e não se esqueça: durma!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *