Varizes, o Que São e Como Podemos Evitá-Las

Tratamento de Varizes

Varizes indicam que algo não vai bem na circulação do sangue venoso.

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e de calibre aumentado, que podem aparecer em diversas regiões do corpo. O mais comum é ocorrerem nos membros inferiores. Consideradas por muitos apenas um problema estético, na verdade, elas indicam que algo não vai bem na circulação do sangue venoso pelo organismo.

Qual a função das veias das pernas?

As veias das pernas são responsáveis por levar o sangue que circulou pelo corpo de volta para o coração e dali para os pulmões. Para que possam exercer essa função, dentro delas existem pequenas válvulas que regulam o direcionamento do fluxo sanguíneo. Elas abrem para o sangue subir e fecham para impedir que desça, quando a pessoa fica em pé.

 O que causa as varizes?

Sob determinadas condições, porém, essas válvulas se desgastam. Como não fecham mais direito, deixam escapar parte do sangue que deveria voltar para o coração. Resultado: a pressão nas veias das pernas aumenta e elas dilatam e deformam por causa do sangue acumulado dentro delas.

Veja também: Trombose

Varizes constituem um problema crônico, que pode surgir em qualquer idade.

 

FATORES DE RISCO PARA O APARECIMENTO DE VARIZES

Há vários fatores que colaboram para o aparecimento de varizes. Alguns deles não temos como controlar, no entanto, há fatores em que podemos influenciar e direcionar no sentido de fazer a prevenção.

  • Predisposição genética: Pessoas com história familiar da doença.
  • Idade: À medida que as pessoas envelhecem, as veias vão perdendo a elasticidade e o sistema de válvulas enfraquece como um todo.
  •  Sexo: As mulheres estão mais sujeitas a desenvolver varizes, em função de fatores biológicos;
  • Sedentarismo: A atividade física é fundamental, praticar exercícios estimula o sistema circulatório;
  • Imobilidade: Quando obrigados a permanecer muito tempo na mesma posição, o uso de meias de compressão, praticar movimentos com pernas e pés e pequenas caminhadas são uma ótima alternativa;
  • Obesidade: Alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos são medidas fundamentais para diminuir o risco que o excesso de peso representa;
  • Tabagismo: Largar o cigarro é uma medida de que não só as pernas, mas todo o organismo, se beneficia;
  • Salto alto: É um tema controverso. Alguns estudiosos do assunto garantem que não oferecem risco maior, outros afirmam que podem causar  sobrecarga no sistema circulatório.
CONCLUSÃO

Prevenir o aparecimento de varizes requer mudanças permanentes no estilo de vida, e sempre vale a pena insistir. O fato de já ter retirado uma veia doente não impede que as lesões apareçam em outra veia dos membros inferiores. Por isso, a recomendação é não desconsiderar os primeiros sinais da doença. Embora, no geral, as varizes não representem um problema grave de saúde, alguns cuidados são indispensáveis para prevenir complicações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *