Vasculite

vasculite

Você já ouviu falar em vasculite? O termo é usado para designar um grupo de doenças caracterizadas pela inflamação de artérias e veias de pequeno, médio ou grande calibre.

Esse processo inflamatório faz com que as paredes dos vasos sanguíneos fiquem mais espessas e atraiam células de defesa do organismo. O acúmulo de células no interior do vaso pode estreitá-lo e dificultar a passagem do sangue. Em casos mais graves, o fluxo sanguíneo pode ser completamente bloqueado, fazendo com que órgãos e tecidos  deixem de ser irrigados.

As vasculites podem atingir homens e mulheres de qualquer idade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a causa mais comum é a atuação direta de bactérias, vírus e outros agentes infecciosos na parede dos vasos sanguíneos. Antibióticos e drogas ilícitas também podem desencadear o problema.

Os sintomas da vasculite podem variar, de acordo com o órgão que é atingido pela falta de irrigação sanguínea. Na fase inicial, os pacientes costumam apresentar queixas bastante genéricas, como febre, dores de cabeça, fraqueza, cansaço e perda de apetite. 

Se o quadro evoluir, no entanto, pode haver complicações como perda de sensibilidade nas áreas próximas aos vasos afetados, dor abdominal, urina escura e trombose. Em casos extremos pode haver necrose de qualquer parte do corpo, mas os dedos costumam ser a área mais atingida.

O tratamento normalmente é feito com anti-inflamatórios, vasodilatadores e analgésicos, podendo às vezes ser necessário o uso de anticoagulantes e até intervenção cirúrgica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *